O Pilates
 

Definição de Pilates

 

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e consciência corporal resultando na melhora da postura, forma física e qualidade de vida.

 

Foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, que elaborou equipamentos específicos e um método para equilibrar e fortalecer os músculos e as articulações.


O método pode ser usado tanto como atividade física, como também para fins de reabilitação, podendo tratar uma grande variedade de patologias.


O programa de exercícios é realizado individualmente, de forma a respeitar os objetivos, limites, idade, sexo e qualquer outro fator que possa influenciar no desempenho do aluno.


As aulas são personalizadas, ministradas por Fisioterapeutas e Educadoras Físicas em grupos de até 3 alunos.


Indicações

É indicado desde uma grávida, uma adolescente até uma pessoa com idade avançada e também para várias patologias como problemas posturais, doenças crônicas, lombalgia, diabetes, etc...


Para que serve o método


Para aliviar dores nas costas, estresses e complicações associadas, controlar problemas de peso, aumentar a flexibilidade dos músculos e das articulações, fortalecer , aumentar o equilíbrio e alinhamento corporal.


A história de Joseph Pilates


Pilates nasceu na Alemanha em 1880. Tinha um eterno interesse pela atividade física. Sofrendo de asma e febre reumática quando criança, buscou na atividade física uma solução para vencer seus problemas.


Durante a primeira guerra mundial vivendo na Inglaterra, foi considerado estrangeiro inimigo e, em 1914, recluso no campo de concentração onde atuou como enfermeiro, ajudou na recuperação dos feridos de guerra e treinou outros internos com os exercicíos que criou.


Seu trabalho foi reconhecido quando, em 1918, ocorreu uma epidemia do vírus Influenza, dizimando milhares de ingleses, embora nenhum dos internos sob seu treinamento tenha sido infectado.


Aperfeiçoou a prática após a guerra, dando treinamento a polícia de Hamburgo (Alemanha), e em 1920 já tinha um método estruturado.
Em 1926, Pilates emigrou para os Estados Unidos, fundando seu primeiro estúdio.


Pilates morreu em 1967, aos 87 anos, em decorrência de um incêndio no estúdio, mas deixou um extraordinário legado, que após os anos 90, expandiu-se mundo afora, beneficiando milhares de pessoas.


Porque os equipamentos e exercícios de Pilates diferem dos tradicionais?


Os equipamentos e exercícios desenvolvidos por Pilates, difere dos equipamentos de ginástica tradicionais, pois ao contrário de utilizar séries de exercícios com estímulo de grupos musculares isolados e resistência de uma força externa, os equipamentos de Pilates foram elaborados para utilizar o centro de força de modo a promover o fortalecimento e o alongamento axial, através do uso de força do próprio corpo agindo contra a resistência de molas. Esta ação promove equilíbrio, centralização e coordenação em todo o corpo, e não apenas em grupos musculares isolados.

 

 


R. Harmonia, 801 - Vila Madalena, São Paulo | Tel: (11) 3895.0505 | 99549-8990 (R. Harmonia, 661) | contato@vilapilates.com.br